Filas para as arquibancadas são liberadas aos torcedores para o primeiro dia de Festival em Parintins
27/06/2025
(Foto: Reprodução) Na manhã desta sexta-feira (27), torcedores de Caprichoso e Garantido foram liberados para formarem as filas para as arquibancadas e acompanharem a primeira noite de espetáculo. Torcedores dos bois Caprichoso e Garantido iniciam fila para entrar no Bumbódromo de Parintins.
Patrick Marques/g1 AM
A expectativa pelo início do 58º Festival Folclórico de Parintins toma conta dos apaixonados por boi bumbá no município no interior do Amazonas. Na manhã desta sexta-feira (27), torcedores de Caprichoso e Garantido foram liberados para formarem as filas para as arquibancadas e acompanharem a primeira noite de espetáculo.
A disputa entre os bois Caprichoso e Garantido acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho. Neste ano, o boi azul defende o tema “É tempo de retomada”, enquanto o boi vermelho entra em cena com o tema "Boi do povo, boi do povão". Mais de 120 mil pessoas são esperadas no município para acompanhar o espetáculo.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A movimentação ficou intensa nas proximidades do Bumbódromo logo pela manhã, com as vias interditadas para veículos pelas autoridades e liberada apenas para circulação dos torcedores.
As galeras, como são chamadas as torcidas de Caprichoso e Garantido, foram orientadas a chegar no local apenas nesta sexta-feira (27), por volta das 10h. A previsão é de que os portões do Bumbódromo sejam abertos para os torcedores às 15h.
Apesar da orientação, houve quem chegasse ao local com dias de antecedência e enfrentasse o forte calor amazônico.
Do lado azul da fila, a primeira torcedora do Caprichoso é Juliangela da Silva. Ela contou ao g1 que mora em Manaus, costuma ir ao festival há 31 anos e chegou a Parintins no dia 12 para conseguir o lugar mais desejado entre os torcedores que já aguardam pela primeira noite.
“Quando eu conheci o festival, era 1988, eu era uma criança. Eu cresci, muita coisa mudou, mas todo ano consecutivo eu estou aqui. Ano passado eu falei que eu não viria e acabou que 12 de junho eu pisei na ilha. Graças a Deus eu consegui ser a primeira da fila”, contou.
Torcedora do Caprichoso Juliangela da Silva conseguiu ser a primeira da fila para entrar no Bumbódromo.
Patrick Marques/g1 AM
E do lado vermelho, Anik de Menezes faz parte do grupo de torcedores do Garantido que chegaram para serem os primeiros da fila e vivem a expectativa de se emocionarem na primeira noite.
“A gente veio pra fila desde o dia 17, às10 horas da manhã. A gente está aqui, um grupo de 60 pessoas, mais ou menos, revezando desde esse dia.
Torcedores do Boi Garantido encaram fila para assistir primeira noite de apresentação.
Patrick Marques/g1 AM
Festival de Parintins 2025 começa nesta sexta com três noites de duelo entre Caprichoso e Garantido
Entenda como os bois Caprichoso e Garantido são avaliados na arena
O Festival de Parintins
A histórica disputa entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) chega à 58ª edição em 2025, em Parintins.
Neste ano, o Caprichoso busca o tetracampeonato com o tema “É tempo de retomada”. Já o Garantido leva à arena o tema “Boi do povo, boi do povão”, reafirmando suas raízes populares.
A expectativa é que mais de 120 mil turistas desembarquem na ilha para acompanhar o Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.
Para embalar os temas, cada boi lança anualmente um álbum com cerca de 20 toadas — músicas que expressam o enredo da apresentação. Durante o festival, as agremiações podem usar tanto toadas do álbum atual quanto de anos anteriores.
Cada boi tem entre 2 horas e 2h30 para se apresentar. Enquanto um se exibe, a torcida do outro — chamada de galera — deve permanecer em silêncio. Qualquer manifestação pode gerar penalização.
O espetáculo é complexo e avaliado em 21 quesitos, que incluem itens tradicionais, artísticos e técnicos.
A apresentação também conta com personagens folclóricos como Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá, que não são julgados.
Os quesitos são divididos em três blocos:
Bloco A: itens comuns e musicais
Bloco B: cenografia e coreografia
Bloco C: parte artística
Vence o festival o boi que somar mais pontos ao final das três noites, em uma apuração realizada no dia seguinte às apresentações.
Festival de Parintins: conheça a cidade vermelha e azul dos bois Garantido e Caprichoso