Um ano após desabamento, Prefeitura decide reconstruir passarela destruída por carreta em Manaus
07/07/2025
(Foto: Reprodução) Estrutura desabou em julho de 2024 após ser atingida por carreta com maquinários pesados; obra será feita com recursos da Prefeitura após impasse com seguradora. Obra de reconstrução da passarela que desabou na Torquato Tapajós.
Márcio Melo/Seminf
Um ano após o desabamento da passarela Santos Dumont, na avenida Torquato Tapajós, a Prefeitura de Manaus anunciou, nesta segunda-feira (7), que vai arcar com as obras de reconstrução da estrutura. Segundo a prefeitura, a seguradora acionada não reconheceu a responsabilidade pelo ressarcimento, e o caso foi judicializado.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A passarela caiu no dia 6 de julho de 2024, após uma carreta que transportava três maquinários pesados colidir com a estrutura, em frente ao Conjunto Hileia, na Zona Centro-Oeste. No momento do acidente, o veículo levava um trator, uma retroescavadeira e um rolo compactador.
À época, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, estimou que a obra de reconstrução levaria cerca de seis meses.
Mais de um ano depois, a Prefeitura informou que, diante da omissão da empresa responsável pelo acidente, decidiu assumir, com recursos próprios, o prejuízo causado.
"Mesmo não sendo sua obrigação direta, o município decidiu arcar integralmente com a reconstrução da estrutura, para que se retome de forma imediata a normalidade do fluxo no trecho. A gestão municipal seguirá buscando, por meio legal, o reembolso dos valores investidos para garantir a segurança da população", afirmou a prefeitura.
Com o projeto já aprovado, a obra será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), utilizando estrutura pré-fabricada, com padrões atualizados de segurança e acessibilidade para os pedestres que circulam diariamente pela região.
A antiga passarela, com 4,50 metros de altura, será completamente demolida. No lugar, será instalada uma nova estrutura com 5,50 metros de altura, visando mais conforto e segurança à população.
Acidente
No dia do acidente, duas pessoas ficaram feridas: um homem que estava próximo à passarela e um motociclista que passava pelo local.
O motorista da carreta foi conduzido à delegacia, autuado com perda de pontos na carteira, e teve o veículo retido. A empresa responsável entrou em contato com o IMMU após o ocorrido.
Passarela da Avenida Torquato Tapajós desaba após carreta atingir estrutura, em Manaus
Jucelio Paiva/Rede Amazônica
Passarela na Torquato Tapajós segue sem obras